Projeto Focus 2021/2 - Blumenau: Cidade inteligente na perspectiva do cidadão

Esta edição do Projeto Focus teve o objetivo de coletar opiniões dos blumenauenses acerta das prioridades que devem ser estabelecidas pelo governo municipal e analisar os hábitos e comportamentos dos residentes de uma cidade inteligente.

Considerou-se como universo a população com idade igual ou superior a 18 anos e residente em Blumenau. A amostra, constituída por 376 entrevistados, resultou numa margem de erro de 5,1 pontos percentuais, considerando um índice de confiabilidade de 95%. 

A coleta de dados ocorreu entre 01 de junho a 18 de agosto de 2021


    Blumenau atingiu a 16ª posição no Brasil, no ranking geral brasileiro das cidades inteligentes. Na região Sul, o município encontra-se na quarta posição mais bem classificada e o segundo entre as não capitais. A avaliação para o ranking foi feita no período de julho de 2020 a junho de 2021. 

    Trata-se do 7º ranking brasileiro de cidades inteligentes, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, empresas responsáveis pelo  Conect Smart Cities and Mobility. O ranking considera todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes no país e tem o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas de acordo com 75 indicadores. 

    A definição do ranking considera o “Conceito de Conectividade”, que é a relação existente entre os diversos setores analisados. Neste caso, o conceito de cidade inteligente entende que o desenvolvimento só é atingido quando os diversos agentes do município,  públicos e privados, compreendem o poder de conectividade entre todos os setores, atuando de forma integrada.

A partir deste cenário, o Projeto Focus centrou esforços nos seguintes objetivos:

  • Coletar opiniões dos blumenauenses acerca das prioridades que devem ser estabelecidas pelo governo municipal para consolidar Blumenau como uma cidade inteligente,
  • Analisar os hábitos e comportamentos dos residentes de uma cidade inteligente a partir da pandemia de 2020.

Envolveram-se na pesquisa os seguintes atores institucionais: 

  • PPGAd: Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Cursos de Graduação: Publicidade e Propaganda e Administração
  • DAEX: Bolsistas de Extensão vinculados ao Uniedu - Governo do Estado de SC
  • Propex: Bolsistas de Pesquisa PIBIC/CNPq.

Faça o download do relatório AQUI.

Confira a matéria do Jornal de Santa Catarina.

Postar um comentário

0 Comentários