Pesquisa Comunitária - Sustentabilidade, consumo e bem estar: Hábitos e atitudes dos consumidores de Blumenau

 



Pesquisa Comunitária 2021

Autoria: Isabella Beatrice Zink Bortolon

 O consumo consciente vai além da compra, ele estabelece um estilo de vida que vem
ganhando projeção na sociedade e nos estudos acadêmicos. Com o propósito de
contribuir com esta temática, o presente trabalho teve como objetivo discorrer e
analisar a relação entre sustentabilidade, consumo e bem-estar, mapeando alguns
hábitos e atitudes dos consumidores blumenauenses. 
O estudo descritivo e quantitativo foi realizado por meio de pesquisa aplicada a uma amostra de 261 entrevistados e um questionário estruturado a partir recortes teóricos propostos por
Balderjahn (2013), que visava identificar a consciência de consumo dos entrevistados,
somado às questões adaptadas de Ribeiro e Veiga (2011) que discorrem sobre as
práticas de consumo sustentável e, por último, o bem-estar de vida dos entrevistados,
baseado na proposta de Ribeiro e Cummins (2008).
   Entre outros resultados, este estudo concluiu que existem dois diferentes clusters 
comportamentais, os consumidores socialmente conscientes e os extremamente
 conscientes. O cluster de pessoas socialmente conscientes apresenta uma preocupação 
maior com relação às implicações sociais do consumo. Enquanto o segundo cluster,
 de pessoas extremamente conscientes, é mais consolidado, pois compreende a
 sustentabilidade em sua plenitude, dando, praticamente, igual importância a todos 
os âmbitos estudados neste trabalho: social, ambiental, econômica, aspectos de vida 
e bem estar.

Confira a pesquisa completa da Isabella Beatrice Zink Bortolon AQUI

Postar um comentário

0 Comentários