Esta edição do Projeto Focus teve o objetivo de identificar a autoimagem dos moradores de Blumenau e seu apoio ao turismo, analisando os dados atuais e comparando-os com os relatórios apresentados em 2005 e 2014. A pesquisa realizada foi descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando um questionário auto preenchível distribuído digitalmente. As perguntas do instrumento de coleta de dados eram todas estruturadas com respostas fechadas, formuladas com afirmações positivas e negativas para garantir a consistência das respostas e evitar vieses. Foi utilizada a técnica projetiva da terceira pessoa, permitindo que os participantes avaliassem a percepção da comunidade como um todo, baseando-se em suas próprias crenças e interpretações.
A amostra da pesquisa incluiu residentes de Blumenau com idade igual ou superior a 18 anos, totalizando 1646 entrevistas. A coleta de dados ocorreu entre abril e maio de 2024, com uma margem de erro de 4,0 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%. Para garantir a representatividade da amostra, foi realizada uma seleção sistemática dos formulários coletados, utilizando o software SPSS para adotar uma técnica de amostragem estratificada. Esse método permitiu a inclusão proporcional de participantes de acordo com variáveis demográficas chave, como idade e sexo, aproximando-se à distribuição estatística da população geral da cidade conforme o Censo 2022. Algumas questões do instrumento foram adaptadas em relação às abordagens dos anos de 2005 e 2014, destacando-se nas tabelas comparativas do presente relatório, adequando-se à realidade atual.
Reportagem ndplay
Reportagem ndplay 2
Live CLÓVIS REIS E MARCIO PAASCH | PESQUISA SOBRE O PERFIL DO BLUMENAUENSE
Faça o download do relatório AQUI.
0 Comentários